quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

NATAL - À ESPERA DE CONSOLO

“Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este
homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele” (Lucas 2.25).

Zenilda Reggiani Cintra
Quando pequena meus pais foram comprar nossos presentes de Natal, meu e de meus quatro irmãos. Ele mandou a gente dormir porque à noite haveria o culto na igreja e foi com minha mãe comprar bonecas e carrinhos. Nossa expectativa era tão grande que pulamos a janela e toda a hora íamos ao portão para ver se eles estavam chegando. Acontece que ele nos viu de longe e então todo mundo foi para o castigo. Mas isso não diminuiu nossas expectativas e no outro dia ganhamos nossos presentes. Que espera difícil e dolorosa!

O que você está esperando para este Natal? Tem saudade de alguma coisa? O que você está esperando receber? Você não espera nada de especial neste Natal?

Em Lucas 2, nos deparamos com Simeão,  um homem justo e piedoso. Ele vivia em meio a um povo para o qual Deus havia se calado, que estava sob o domínio romano e esperava com muita ansiedade a chegada do Salvador prometido. Simeão tinha uma boa razão para a sua esperança: "É que tinha sido revelado a ele pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor” (v.26).  A expectativa de Simeão estava focada no consolo que a vida e ministério de Cristo trariam. Entre os judeus dos dias de Simeão, um dos títulos mais populares do Messias era Consolador.

O desejo de ser consolado é uma necessidade humana universal. Todos nós lutamos com a solidão, o vazio, a insegurança e muitas vezes o desespero. Alguns não suportam as lembranças de dias que se foram, a saudade de pessoas queridas, as frustrações familiares e a falta de esperança.  

O Natal é uma época do ano com maiores índices de depressão e suicídio.  Você se sente sozinho, vazio e com medo?  Você precisa de conforto? Você precisa de um novo sentido da presença de Deus?

Jesus é Emanuel, "Deus Conosco", para fazer tudo certo, para proporcionar significado por sua presença, para eliminar a rejeição, o medo e a solidão. Lucas 2.28  diz que Simeão se abaixou e pegou Jesus dos braços de Maria e começou a louvar a Deus. Será que podemos nos identificar com  Simeão e nos apropriarmos do consolo do Natal por meio de Jesus?


Nenhum comentário:

Postar um comentário