segunda-feira, 22 de março de 2010

EMANUEL ( NATAL)

Que doce companhia, essa presença maravilhosa de Jesus em cada minuto, horas, dias, meses, anos de nossas vidas! Sempre procuro reafirmar para mim mesma o significado do Natal quando chega o mês de dezembro: a vinda de Jesus, o Deus conosco, o Emanuel. Isso porque, todos os anos, corremos o perigo de perder de vista o verdadeiro significado do Natal em meio à correria para a compra de presentes, brincadeiras de amigo secreto, ou oculto, reuniões de amigos, confraternizações no trabalho, ceia e até os cultos de Natal e tantas outras atividades que fazem com que o mês de dezembro passe voando. Parece que acordamos no dia 1º. de dezembro e só vamos descansar um mês depois, no dia 1º. de janeiro.
EMANUEL, Deus conosco! Aquele que deixou a sua glória eterna, “que estava no princípio com Deus” e que participou de todas as obras da criação, “todas as coisas foram feitas por ele e, sem ele, nada do que foi feito se fez” (João 1.2,3) e que “se esvaziou , assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens” (Filipenses 2.7). Esvaziou-se. Um Deus que tirou de si, voluntariamente, privilégios e comodidade para demonstrar ao ser humano o amor do Pai.
Muitas vezes penso nesse fato quando também tenho que “esvaziar-me”. Acredito que qualquer pessoa que deseja servir a alguém, em nome de Jesus, terá que fazer isso, “descer” até onde o outro está, esquecendo formação, conhecimento, deixar “glórias” passadas e, obediente ao Senhor, revelar o amor de Deus por meio de ações, compreensíveis e relevantes para o outro ser.
Lógico que não é possível que qualquer ser humano chegue perto do imenso amor e sacrifício de Jesus Cristo, iniciado com o seu nascimento. Por isso, nada do que fazemos é suficientemente grande frente ao que o Filho de Deus fez por nós. Somos sempre devedores. Nenhum sofrimento, humilhação, espera, lágrimas, lutas, afrontas se comparam ao que Jesus enfrentou como ser humano por cada um de nós.
Essa caminhada com o Deus Conosco é espetacular. A cada fase, cada momento de vida, descobrimos um novo significado e valor da sua presença. Essa revelação permanente e progressiva à medida que enfrentamos as perdas naturais da vida, as conquistas e as fases de amadurecimento nos mostram o que realmente significa o Emanuel, conosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Por isso, independentemente das circunstâncias, o Natal se renova em cada ano, com os sentimentos de alegria, gratidão e adoração.
A lembrança mais remota que tenho do Natal é a de quando eu tinha quatro anos e, no culto de Natal de minha pequena igreja, recitei uma poesia. Não me lembro o seu autor, ou autora, mas me recordo de um dos versos que declamei: “A história de Jesus, é a história mais linda: começou há tanto tempo e não terminou ainda!”. E nunca terminará. Aqui e na eternidade nunca estaremos sós. Amado Emanuel!

Pra. Zenilda Reggiani Cintra - Publicado em OJB 201209 e Visão Missionária 4T2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário