terça-feira, 29 de junho de 2010

VUVUZELA












De repente a palavra invadiu o vocabulário dos torcedores. Qualquer corneta se tornou vuvuzela, termo emprestado de uma outra, de cerca de um metro de comprimento, usada po torcedores  em jogos de futebol na África do Sul. As vuvuzelas ganharam forte exposição na mídia devido à Copa do Mundo 2010. De maneira geral, as referências à vuvuzela africana não são nada simpáticas. O instrumento só tem a nota sol, alcança mais de 100 decibéis e atrapalha torcedores e atletas, como também profissionais que trabalham na cobertura do evento.

Certo que há muito barulho nesta Copa, tanto lá quanto aqui. Começa com a escalação da seleção de Dunga, rejeitada por grande parte dos torcedores brasileiros. Cada um dá sua opinião, apontando os jogadores que deveriam estar lá. Parece que a única unanimidade é que não basta a seleção jogar: tem que ser com arte, beleza, alegria, criatividade, raça e, lógico, para vencer.

No extremo sul do continente africano, o que ainda causa barulho são os efeitos do apartheid, medida segregacionista na África do Sul que vigorou por 42 anos, de 1948 a 1990, separando brancos e negros e trazendo extremo atraso e miséria para a população negra. Foi nesse cenário que surgiu o grande herói, Nelson Mandela que, assim como Marthin Luther King, soube lutar por justiça para o seu povo, o que lhe valeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993. As leis aboliram oficialmente o apartheid, mas ainda resta um longo caminho a ser percorrido para uma verdadeira igualdade.

Mas o maior barulho para nós, evangélicos, foi a recomendação da FIFA de que os jogadores evitem comemorações religiosas durante o Mundial de Futebol, tendo o Brasil como alvo principal devido às comemorações dos jogadores, tanto na Copa de 2002 quanto na Copa das Confederações, em 2009, quando manifestaram a sua fé em Cristo Jesus (Estadão, Esportes, 010610). Isso significa, por exemplo, que os jogadores estão proibidos de levantar a camisa para mostrar mensagens escritas em camisetas por baixo do uniforme e que pastores são permitidos na comitiva, mas não devem participar de atividades ligadas às partidas oficiais da Copa do Mundo. É de se estranhar que no Mundial de Atletismo em 2009, uma atleta competiu com burca e o fato foi noticiado de maneira favorável pela imprensa, ou pelo menos sem maiores críticas.

Ainda assim, nós que sempre nos acostumamos a anunciar o evangelho em ambientes hostis, o maior “barulho” que desejamos ouvir, além da vitória da seleção, naturalmente, é a do testemunho dos atletas cristãos presentes na seleção: Kaká, Lucio, Felipe Melo e Luiz Fabiano, além de Jorginho, auxiliar técnico de Dunga. Um testemunho de fé, ainda que silencioso publicamente, mas que honre o nome de Jesus para todas as nações, aliado à ação de mais de 200 voluntários brasileiros que seguiram para a África do Sul, na liderança do casal de missionários da JMM, Pr. Marcos e Luciana Grava. Que o som das vozes deles e de suas atitudes respondam à convocação do profeta: “Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia...” (Isaias 58.1)
.

Um comentário:

  1. NOSSA QUE SITE ABENÇOADO AMEI QUE DEUS TE ABEÇOE RICAMENTE! ACHEI UM TEMA QUE É MINHA. CARA EU PRECISO DEIXAR DEUS ME CURAR.MINHA FILHA DE 9 ANOS FALECEU JUNTO COM MINHA MAE ,IRMAO CUNHADA E SOBRINHA EM UM ACIDENTE DE CARRO. MEU CORAÇAO VIVE EM LAGRIMAS ORE POR MIM ABRAÇOS ZIZI

    ResponderExcluir