quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A REFORMA PROTESTANTE E OS BATISTAS


No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero iniciava um dos maiores movimentos religiosos da história. Quando ele colocou nas portas da igreja de Wittenberg, na Alemanha, as 95 teses contra a venda de indulgências jamais poderia imaginar que sua atitude tomaria proporções tão grandes.

Indulgência é o mérito, por boa ação ou compra, da remissão da pena dos pecados. As pessoas achavam que não precisavam da graça, da fé, da Palavra de Deus e nem de Jesus Cristo. Compravam uma carta de indulgência e pronto. A salvação estaria garantida. Martinho Lutero argumentou contra isso. Ensinou que a salvação é por graça e fé, mediante a ação de Jesus Cristo, revelado e testemunhado nas Sagradas Escrituras.

Em geral, a mídia e os institutos de pesquisa sempre colocam os batistas como resultantes da reforma e por isso os chamam de protestantes. No entanto, os batistas, em sua maioria, não se consideram protestantes porque não sairam de Roma como Lutero, Calvino e Zwinglio. Não começaram no tempo da Reforma, mas centenas de anos antes. Os historiadores mais antigos, até mesmo aqueles opostos aos princípios batistas, admitem isso. Há abundantes evidências para afirmar que vários grupos remanescentes na genuína fé cristã existiram na Europa desde os dias dos apóstolos até a Idade Média. A Confissão de Valdenses de 1120 é um exemplo de crença fundamental e evangélica durante aquela época. Estes grupos podiam ou não ser ligados uns aos outros e foram conhecidos por nomes diferentes como: Montanistas (150 d.C.), os Novacianos (240 dC), os Donatistas (305 dC), os Albigenses (1022 dC), os Valdenses (1170 dC). O nome genérico "batista" veio a ser bastante usado somente pouco antes da Reforma.

No entanto, é preciso aceitar que, de qualquer forma, a Reforma também trouxe benefícios para o desenvolvimento das igrejas batistas como a oportunidade de visibilidade e de luta para que, assim como os protestantes, os batistas pudessem vivenciar a sua fé com liberdade.

A Reforma, da mesma forma que os batistas, questionou o autoritarismo religioso medieval, deu ênfase à participação responsável dos fiéis na vida e na direção das igrejas, implementou o estilo participativo de liderança, valorizou o trabalho e toda e qualquer ocupação honesta contribuindo para o fortalecimento de noções como liberdade, democracia e solidariedade social. Os diferentes reformadores e seus seguidores deram importantes contribuições nas áreas da teologia, filosofia, política, sociologia e ética. A reforma protestante valorizou muitas verdades defendidas pelos batistas como a soberania de Deus em todas as coisas, a justificação somente pela fé e a adoração e louvor a Deus. Todos foram beneficiados por muitos livros escritos pelos reformadores protestantes. Então a Reforma acabou contribuindo para que grande parte do pensamento e valores defendidos pelos batistas fosse difundida, ainda que não concordassem em tudo com os reformadores.

Hoje, quando caminhamos para quase 500 anos de Reforma, somos gratos a Deus por levantar homens e mulheres que tiveram coragem para romper padrões humanos, resgatando os princípios fundamentais da fé cristã. Muitas dessas pessoas lutaram até o ponto de perderem suas próprias vidas.

Que neste tempo no Brasil, em que muitos de nós pertencemos à terceira ou quarta geração de crentes nas famílias e que também vivenciamos toda essa confusa pluralidade religiosa, possamos nos lembrar dos valores genuínos de nossa fé e termos coragem de também empreendermos as reformas necessárias para este momento.

(Pra. Zenilda Reggiani Cintra, http://caminhosdamulherdedeus.blogspot.com/, publicado em OJB 311010)

2 comentários:

  1. Paz pastora. Que Deus nos faça como este homem. Cheios de coragem para lutarmos pelo evangelho puro de Cristo. Deus te abençoe. Pra. Thaís
    http://palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz
    Prª Zenilda,que a cada dia possamos despertar, e prosseguir ,no cumprimento de tão sublime missão,levando/anunciando a mensagem da cruz,e assim cumprindo o IDE.Parabéns pelo blog,também já sou seguidora do blog da pastora.
    Em Cristo que nos une
    Cláudia Mariz
    http://saronperfume.blogspot.com

    ResponderExcluir