domingo, 26 de julho de 2009

TEMPOS DE CONSOLO

Que passagem impressionante essa do encontro de Jesus com uma mulher em profundo sofrimento na cidade de Naim, em Lucas 7. Eu amo o evangelista Lucas porque ele tem um olhar especial para as mulheres que se encontraram com Jesus. Eu amo a Jesus, entre tantos motivos, porque ele deixou que mulheres fossem até ele, como a mulher com hemorragia, Maria Madalena, a mulher encurvada e outras, mas também foi ao encontro de mulheres como a samaritana, a sirofenícia, Marta e Maria e essa viúva de Naim, uma mulher que tinha perdido tudo o que significava família, afeto, segurança e esperança para o futuro.
Jesus chega em caminhos de morte e os transforma em caminhos de vida. Aquela mulher chorava por seu filho morto, acompanhada por uma cidade inteira. Muitas mulheres choram hoje por “cheiros” de morte que rodeiam áreas de suas vidas. Na saúde, por exemplo, diante de prognósticos médicos ou acompanhamentos que são realizados ao longo dos anos; na vida de seus filhos, quanto eles fazem opções inconseqüentes; nos projetos, quando os anos passam ou as condições não favorecem suas concretizações; nos casamentos, quando o “sexto sentido”, ou fatos mesmo, indicam crises; nos ministérios, quando são impedidas de realizá-los plenamente por motivos culturais ou religiosos; na área profissional, frente às crises econômicas e as injustiças sociais e em outras áreas que fazem parte das suas vidas.
Muitas vezes, essa "morte" é acompanhada de dor e humilhação públicas em razão de abandono, vícios, grandes perdas financeiras e rejeição. Na dor que as mulheres experimentam, a família, a igreja, os amigos choram também, sofrem junto, demonstrando compaixão, a única coisa que podem fazer.Mas quando Jesus chega, tudo muda. A possibilidade ou mesmo o fato concreto de perdas, de morte dos sonhos, transformam-se em vida e esperança. Jesus honra aquela mulher com uma família, um futuro e diante de todos que a conhecem porque, como a multidão declara, Deus visitou o seu povo. Ao invés de choro, há temor e adoração. Quando tudo parecia perdido, chegam os tempos de consolo e concretização de milagres e as pessoas percebem que há um Deus, cheio de poder, que veio ao nosso encontro.

Só Jesus conhece, verdadeiramente, as possibilidades de morte ao nosso redor e só ele é capaz de prover caminhos de consolo e de vida. Ele é capaz de ir exatamente no caminho da dor. Só ele é capaz de enxugar as lágrimas de modo consistente e eficaz. Só ele é capaz de dar um futuro e uma esperança.
(Publicado em OJB, 02ago09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário