quinta-feira, 22 de outubro de 2015

QUEM PRECISA DE LIDERANÇA?

Em alguma época do ano, normalmente no final ou no início, as igrejas trabalham para identificar aqueles que Deus tem separado para a liderança dos seus diversos ministérios.
Tarefa difícil! Muitos se esquivam e mesmo que exerçam funções de liderança em outros lugares recusam-se a fazerem isso na igreja. Talvez seja porque pesquisas têm apontado que um grupo significativo de pessoas hoje coloca a igreja no item lazer. Isso significa que a participação é descompromissada e ocasional e não pode resultar em contrariedades como sempre acontece quando exercemos algum ministério.

Graças a Deus que há aqueles que entendem suas vidas como missão para serem cooperadores de Deus na prática do amor e serviço. Assim, se dispõem a liderar outros ou comporem equipes para agirem em favor das pessoas que Deus traz às nossas igrejas e que precisam ser cuidadas e aprenderem a viver o evangelho de Cristo.

Cabe a todos nós, líderes e liderados, refletirmos a respeito da importância dos nossos papeis. Destaco aqui um trecho do artigo de Ricardo Paiva:  
“Quem não precisa de liderança? Em casa, no trabalho, na vizinhança, na sociedade, na escola, na vida, quem não precisa de liderança? Quem não se viu diante de dilemas ou resoluções a serem tomadas em que alguém despontou como guia, mestre, influente ou definidor da ação? Onde quer que agrupamentos humanos se formem, as pessoas começam a interagir e a fazer coisas juntas. Tarefa e Emoção são condições da vida gregária. E quando isso começa, diferentes interesses entram em jogo e surge logo, naturalmente, a necessidade de organizar, direcionar, controlar, que é assumida, protagonizada por alguns e aceita, questionada ou desenvolvida por outros. Àqueles que executam o papel de definidores, direcionadores, inspiradores, chamamos líderes.
Não podemos prescindir de liderança. Foi assim nos primórdios da civilização, será ainda assim no futuro. Ainda precisamos de quem assuma o papel de perceber as necessidades dos outros, dirigir os esforços, organizar as coisas, ensinar lições, controlar os atos, lembrar o foco… tanto quanto necessitamos, socialmente falando, de gente disposta a fazer o que é preciso, aceitar a direção, colaborar e se unir em torno de um movimento, executar o que foi combinado, seguir a direção. Quem precisa de líderes? Eu responderia: todos nós.”


“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar" (Josué 1:9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário