quinta-feira, 22 de outubro de 2015

NATAL - O ESTRESSE DO NATAL

“Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens” (Lucas 2.13-14).

Natal é tempo de paz ou deveria ser assim. Porque Jesus é a paz, assim deveria ser na terra e em nossos corações,  mas na verdade muitas vezes é um tempo de muito estresse.

Vários fatores contribuem para o estresse nesta época natalina: a preparação das comemorações, compras de presentes, ter dinheiro para comprá-los, decoração, não conseguir encontrar o presente especial que procura, esquecer alguém para quem você deveria ter comprado um presente, ceia de Natal, ter a roupa certa para todas as ocasiões sociais, ganhar peso, limpar a casa, saber que o ano está chegando ao fim, enfrentar parentes com os quais você tem dificuldades nos relacionamentos,  dividir o tempo com os sogros e pais, saber que talvez você vai passar o Natal sozinho, fazer parte de uma família que celebra separadamente por causa de um divórcio, organizar as viagens, a falta de entes queridos que já faleceram e outros motivos. Quando você faz uma lista como esta é fácil ver por que o Natal é um período de estresse para muitas pessoas.

Será que Cristo tem algo a nos dizer em meio a toda essa correria porque, afinal, é a sua festa de aniversário?  Há uma pequena história em Lucas que mostra como correria e estresse ficam no caminho do que mais importa. Não era o seu aniversário, mas um momento de comunhão com amigos e Jesus foi o convidado de honra. Na história narrada em Lucas 10, Jesus e os seus discípulos chegaram a uma aldeia onde uma mulher chamada Marta abriu sua casa para eles. Ela ficou distraída com os preparativos para receber bem os convidados enquanto a sua irmã, Maria, se dedicava a ouvir o Mestre. Isso não soa familiar para nós?

Como Marta, podemos ficar tão distraídos por todas as coisas aparentemente necessárias e por esse motivo nos estressarmos.  O problema não é o que escolhemos, mas o que deixamos de fora. Algumas das coisas que elegemos não são realmente prioridades. A resposta é ser como Maria. Ela percebeu que passar o tempo com Jesus era mais importante do que as preparações externas. A escolha de Marta não tinha sido ruim. As coisas que ela estava trabalhando eram todas boas, mas não eram as escolhas mais sábias no momento. Por quê? Jesus estava lá!

Todos os preparativos de Natal são bons, mas não são "apenas uma coisa" que é "necessária”. E essa coisa que é necessária neste Natal é passar o tempo com Jesus, em uma relação de amor íntimo e pessoal. Nunca devemos ficar tão ocupados com as coisas exteriores que negligenciemos o culto ao Senhor, de preparar o nosso coração para recebê-lo, dar-lhe de presente a nossa adoração e deixar que a sua paz domine em nossos corações em meio aos dias turbulentos e ocupados desta época do ano.


(Inspirado em How to Handle Holiday Stress, by Matthew Rogers)
Zenilda Reggiani Cintra, publicado em OJB, dez/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário