quinta-feira, 22 de outubro de 2015

NATAL - OS SONS DE NATAL

A primeira vez que ouvi um coro cantar o Messias de Handel em um concerto ao vivo, fiquei maravilhada. Eu estava no Seminário do Sul, no Rio de Janeiro, e aquele som me surpreendeu. Depois disso ouvi muitos outros coros com performances do Messias e outros repertórios que me impactaram e, então, pergunto-me como seria a minha reação ao ouvir uma multidão de anjos louvando a Deus. 

Quando pensamos sobre aqueles pastores da história de Natal, nas campinas de Belém, e como a glória de Deus se manifestou de forma que eles ficaram com medo, não podemos imaginar aqueles sons únicos. Primeiro, o anjo dizendo-lhes: “Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:10-11), e depois aquele coro extraordinário com a multidão do exército celeste, louvando a Deus, e dizendo: “Glória a Deus nas alturas e na paz da terra, boa vontade para com os homens” (Lucas 2.13,14). Eu sei que os sons que ouço no Natal não podem se comparar com o que os pastores ouviram, mas os meus sons são muito especiais: 

1. A leitura dos textos bíblicos que narram a história do Natal é um dos sons que mais gosto de ouvir. Gosto de ouvi-los nos momentos de culto, nas reuniões familiares, de lê-los diretamente da Bíblia e, às vezes, em voz alta porque torna os fatos ainda mais vivos; 

2. Amo a música de Natal. Gosto de algumas recentes, mas nada como nossas antigas canções de Natal como "Noite de Paz”, “Surgem Anjos Proclamando”, “Alta Noite Estão Pastores”, “Povos Cantai” e outros. As palavras dessas músicas são poderosas porque passam de geração em geração contando a história do Natal e nos trazem recordações preciosas;

3. Como são alegres os risos do Natal quando a família e os amigos se reúnem! O riso das crianças é um daqueles sons de Natal que gostaríamos de agarrar para nunca perdê-los. Não é alegres que ficamos em festas de aniversário? Bem, o Natal é quando celebramos o nascimento de Cristo e, então, a alegria deve estar presente;

4. Outro som que gosto de ouvir no Natal é o "Quero". Como era bom ouvir minhas filhas, quando pequenas, me dizerem o que queriam para o Natal. Isso nos ajudava a determinar o que elas realmente gostariam, mas é lógico que nem sempre podiam ter tudo o que queriam. É maravilhoso saber que também podemos falar com Deus a respeito dos nossos desejos e necessidades e que ele nos ouve também!

Estes são alguns dos sons que me inspiram. Provavelmente você tem os seus próprios sons, mas que todos nós tenhamos tempo para lembrar o significado daqueles primeiros sons de Natal vindos da multidão de anjos celestiais que anunciavam o nascimento de Jesus, o nosso Salvador. 

(Inspirado em The Sounds of Christmas, Julia Bettencourt)
Zenilda Reggiani Cintra, publicado em OJB dez/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário