segunda-feira, 14 de outubro de 2013

OUTUBRO ROSA


Acho muito bonito trazer um símbolo de feminilidade, a cor rosa, para a prevenção do câncer de mama. A cor se refere ao laço cor de rosa que simboliza a luta contra este tipo de câncer por meio de um movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, quando a população, empresas e entidades são estimuladas a participarem orientando as mulheres a respeito da necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Sabe que é difícil pensar e escrever a respeito desse assunto? Porque o câncer, especialmente o de mama, é uma sombra na vida de toda mulher. Cada exame ao longo da vida nos faz temer o diagnóstico positivo e todas as consequências que ele possa trazer. Difícil alguém que não tenha perdido alguma mulher amada dos seus relacionamentos para esta doença. É o câncer que mais mata mulheres no Brasil. No mundo todo, surgem cerca de 1 milhão de casos anualmente. Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano surgem cerca de 50 mil casos de câncer de mama no país. Somente em 2011, houve 13.225 vítimas da doença.

As mulheres devem ser incentivadas à realização do auto-exame, dos exames clínicos anuais e às mamografias frequentes pois essas ações podem reduzir a mortalidade das mulheres propensas ao problema, principalmente após os 50 anos. Trabalho, família e outras responsabilidades não devem ser desculpas para a não realização dos exames. Se há tempo para a mulher atender aos seus compromissos profissionais e ministeriais, ir ao dentista ou ao cabeleireiro, também deve ter o seu momento anual para os exames preventivos.  

A história do Outubro Rosa começou quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.  Para sensibilizar a população, as cidades se enfeitavam com os laços, surgindo posteriormente a iluminação de rosa dos monumentos e prédios públicos e privados, uma leitura visual compreendida em qualquer lugar no mundo.

Na Bíblia hebraica a palavra que mais se aproxima do paradigma de bem-viver é a palavra shalom, geralmente traduzida por paz. Perguntar alguém como vai - como está o teu shalom – significa perguntar algo que tem a ver com a sua condição existencial, abrangente e integral, que inclui a saúde. Jesus assumiu este shalom como missão: “Eu vim para que todos tenham vida plena” (Jo 10,10). Então a pergunta é: como está o shalom das mulheres das nossas igrejas? Seria muito bom trazermos para as nossas agendas eclesiásticas essa luta do Outubro Rosa, tão importante para a saúde da mulher brasileira.

E que tal iluminarmos de rosa os templos das igrejas em algum momento do mês de outubro?

2 comentários:

  1. Es una bendición visitar nuevamente su hermoso blog, desde mi blog un saludo fraternal.
    www.creeenjesusyserassalvo.bogspot.com compartiendo mi testimonio de sanidad de cáncer invasivo de mama, para la gloria de Dios

    ResponderExcluir
  2. A paz pastora ,conhecer seu blog foi benção ,venha conhecer o meu e se quiser seguir..seguindo caminhos da mulher de Deus

    ResponderExcluir