sábado, 5 de maio de 2012

DESCOBRINDO O BRASIL - SEJA LUZ


O auditório estava com as luzes apagadas. Alguns jovens passavam com panos pretos tornando tudo ainda mais escuro, lembrando a nós, seres urbanos cercado de luzes, o que é a escuridão. Depois, alguém pediu que todos acendessem as pequenas lanternas recebidas no início da noite missionária, em Foz do Iguaçu, PR, para exemplificar a importância do testemunho de cada um. Foi algo impactante ver aquelas luzes que, no conjunto, iluminaram todo o ambiente.

A figura das trevas, da escuridão, em uma linguagem bíblica, nos remete às pessoas e povos sem Jesus. Naquela noite, enfatizaram-se testemunhos de missionários, no Brasil e fora dele, relatando como a Luz tem raiado em diversos lugares e grupos marginalizados. O grande coral da Cristolândia, de ex-dependentes químicos, emocionou a todos cantando, repetidamente, “somos livres”.

Quando o Brasil foi descoberto, em 22 de abril de 1500, o que significou se tornar colônia de Portugal, fomos impedidos como país, por mais de três séculos, de que a luz do evangelho fosse propagada. Hoje o cenário é bem diferente, pois temos caminhos, todas as condições e muita liberdade para falar de Jesus.

Acho maravilhoso, uma obra do Espírito Santo, é a sede que temos, como batistas, de descobrir o Brasil, não o histórico, mas o atual, com todas as suas características e a sua necessidade de salvação. Queremos conhecer os grupos sociais, as etnias e os povos não alcançados, mas não por curiosidade e, sim, para ver raiar entre eles a luz de Cristo.

Hoje começam os 100 dias em que Missões Nacionais propõe às igrejas batistas para que oremos pelo país. Significativo, também, por ser esta a data comemorativa do descobrimento. Que nestes dias, nossos olhos sejam desvendados para descobrirmos pessoas com seus corações preparados para receber a luz de Cristo, não somente ao nosso redor, mas também na área de influência das nossas igrejas, e por todo o Brasil, e nossa ação decidida e corajosa faça com que elas sejam transportadas do império das trevas para Reino de Cristo Jesus.
(Zenilda Reggiani Cintra, publicada em OJB 22abril2012)