quinta-feira, 7 de novembro de 2024

14 DEVOCIONAIS PARA A PÁSCOA

Nestes 14 dias que antecedem as comemorações de Páscoa, vamos meditar, orar e jejuar vivendo esta contagem regressiva com o espírito contrito, arrependidos e relembrando o sacrifício, morte e ressurreição de Jesus. A Deus toda a honra!


1o. Dia - MARAVILHOSA GRAÇA
“Maravilhosa graça! Graça de Deus, sem par! 
Como poder cantá-la? Como hei de começar? 
Ela me dá certeza, e vivo com firmeza 
pela maravilhosa graça de Jesus. 

Graça! Que maravilhosa graça! 
É imensurável e sem fim. 
É maravilhosa, é tão grandiosa, é suficiente para mim. 
É maior que a minha iniquidade, é revelação do amor do Pai. 
O nome de Jesus engrandecei e a Deus louvai!”. 

Agradecemos por tua graça sobre nós, revelada em Jesus!

2o. Dia - REDENÇÃO 
O maior presente já concebido e concedido à humanidade é a redenção. Somente um Deus onisciente e onipotente poderia planejar e realizar a redenção dos seres humanos. A nossa redenção é baseada na graça, verdade e soberania de Deus. A redenção inicia-se com a morte, porém termina com a ressurreição. O dia da crucificação não tem a palavra derradeira, mas apenas demarca um pequeno intervalo, para dar lugar à vitória. 

Gratidão, Senhor, porque fomos redimidos, comprados pelo sangue de Jesus derramado na Cruz 

3o. Dia -  CELEBRAÇÃO 
Enquanto a sexta-feira foi marcada pela traição, pelo medo, pela angústia e morte; o domingo foi marcado pela celebração, pela renovação da esperança e pela vitória da vida sobre a morte. Cristo ressuscitou dentre os mortos. Sua ressurreição é o fundamento da nossa esperança. Para uma mulher chorosa, Ele diz: “não chores”. Para os aflitos, Ele os saúda dizendo: “Paz seja convosco” (Jo 20.19). Para os amedrontados, Ele os encoraja dizendo: “Não temais!”. Ele está vivo para sempre. Aleluia! 

Gratidão, Senhor, pela vida que temos porque Jesus venceu a morte!  

4o. Dia -  JUSTIFICADOS
Jesus foi julgado e, mesmo sendo inocente, foi condenado. Ele foi rejeitado, carregou sua própria cruz, e foi crucificado. Estamos nos aproximando da Páscoa, a celebração da vitória de Jesus sobre a morte. Mas não existe Páscoa sem a cruz, não existe Páscoa sem morte. É através do sacrifício de Jesus que nós podemos ser salvos. Ao crermos no que Jesus fez por nós, tomando o nosso lugar, pois nós somos os pecadores merecedores de morte, somos justificados, inocentados, perdoados e passamos a fazer parte da família de Deus.

Gratidão, Senhor, porque somos justificados e livres do domínio do pecado 

5o. Dia – RESGATADOS
"Jesus saiu carregando a sua cruz para o lugar chamado de Calvário" (Jo 19:17). 
A morte de Cristo é motivo de júbilo e não de tristeza. Todas as bênçãos perdidas pelo pecado do ser humano no Éden, bem como todos os seus direitos, foram resgatados na Cruz. Paulo afirma aos coríntios: "Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras". Ele morreu para que pudéssemos viver! 

Obrigado Senhor porque em Jesus temos a verdadeira alegria que é sermos salvos por meio da Cruz 

6o. Dia – INEXPLICÁVEL AMOR
De onde vem a graça? Ela brota do insondável amor de Deus para conosco e é personificada em Jesus Cristo. Ela encontra seu ponto culminante na morte sacrificial de Jesus no Calvário e é válida como dádiva de misericórdia a todos os seres humanos que já viveram, vivem e ainda viverão. Não é possível separar a graça da cruz. Um Evangelho sem cruz não é Evangelho, pois o preço do nosso perdão, que Jesus pagou no Calvário com o Seu sangue, é alto demais.

Gratidão, Senhor, por seu amor que nos alcança individualmente 

7o. Dia – RESSUSCITOU
Aleluia! Aleluia! Jesus ressuscitou! Não é sonho, é real! Esta é a expressão de fé viva que habita o coração do crente. Na Páscoa, celebramos um fato histórico e eterno: Jesus ressuscitou! Sim, ele ressuscitou, para que sua alegria, seus sonhos e sua esperança sejam reais e eternas: "se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé” (1Co 15.17). O que é a vida sem Jesus? A vida sem Jesus, não é vida, é morte. Quão maravilhoso é saber, "...de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos" (v.20). 

Obrigado Senhor porque a ressurreição de Jesus é o que torna real a nossa fé

8o. Dia– UMA VIDA NOVA
Na Páscoa lembramos a ressurreição de Cristo! Depois voltamos à rotina, à agenda cheia, a trabalhos pendentes, contas para pagar, coisas para comprar, jornais e redes sociais. A vida da maioria de nós é assim. E quanto à ressurreição de Jesus? Que diferença ela faz para nós ao longo das nossas vidas? Como cristãos, nosso desafio diário é viver voltados para Deus, atraídos para Ele e é isso que Cristo veio fazer por nós – nos levar de volta para Deus. Crer na ressurreição é isso: viver de maneira nova, uma vida nova! 

Gratidão Senhor porque somos atraídos por Jesus e podemos viver nele uma nova vida 

9o. Dia – VITÓRIA 
A mais fantástica de todas as afirmações cristãs é que Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos. Ela força a nossa credulidade ao limite. Os seres humanos têm tentado da maneira mais ingênua possível desafiar e negar a morte. Contudo, somente Cristo afirmou tê-la conquistado, ou seja, tê-la derrotado em sua própria experiência e destruído seu poder sobre os outros: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11.25-26). 

Gratidão Senhor porque não precisamos temer a morte. Temos vida eterna garantida por Jesus

10o. Dia – DÁDIVA
A vida cristã, assim como o seu crescimento, advém da graça divina. A graça é dádiva, dom de Deus para as pessoas e para toda a humanidade. Tudo quanto Deus é, como Pai, Filho e Espírito Santo, torna-se expressão de Sua graça. A graça parte sempre da iniciativa divina. Deus toma a iniciativa de nos amar, perdoar, reconciliar, salvar, santificar e libertar: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Ef 2:8). 

Agradecemos Senhor porque nossa salvação é por meio da fé em Cristo Jesus. Não depende do que temos ou do que fazemos, mas da fé em Cristo Jesus

11o. Dia – ELE NOS AMOU
A graça se manifestou através de Jesus Cristo. Deus não olha para onde existe pecado, mas Ele ama o pecador, porque é criatura Sua. Por isso o Seu amor insondável, apesar de ser sublime e santo, sempre encontrou o caminho até os pecadores. Que possamos reconhecer ainda muito mais a nossa indignidade e a santidade de Deus! Em Jesus Cristo encontramos graça restauradora e salvadora! 

Obrigado Senhor porque o teu amor chega até nós sem que tenhamos merecido. 

12o. Dia– GARANTIA DA FÉ
O autêntico cristianismo está fundamentado em três postulados irremovíveis: O nascimento virginal de Cristo com Sua vida singular sem pecado; Sua morte como preço do resgate que a justiça de Deus exigia; e Sua ressurreição como pagamento único e insubstituível pelos pecados de toda a raça humana: esses três fatos são garantias da segurança de nossa fé. 

Gratidão Senhor porque nossa fé não está firmada em nós mesmos, mas em tudo aquilo que Deus fez por nós por meio de Cristo Jesus! 

13o. Dia – VENCEU A MORTE
O triunfo da fé cristã está na ressurreição do Senhor Jesus. Este é um dos mistérios da fé. Jesus, sendo Deus, tinha toda a autoridade sobre a vida e a morte. Essa autoridade estava em Suas mãos, mas o pecado havia transferido esse poder para as mãos do Inimigo. Quando Jesus venceu, na Cruz, todo o poder do mal, não só resgatou o homem caído, mas também mostrou o seu poder sobre todas as coisas, inclusive o poder sobre a morte. Ele ressuscitou! 

Gratidão Senhor pelo poder de Jesus sobre a morte e sua vida que chegou até nós! 

14o. Dia – MARAVILHOSA GRAÇA 
“Maravilhosa graça! Graça de Deus, sem par! 
Como poder cantá-la? Como hei de começar?
Ela me dá certeza, e vivo com firmeza 
pela maravilhosa graça de Jesus. 

Graça! Que maravilhosa graça! 
É imensurável e sem fim. 
É maravilhosa, é tão grandiosa, 
é suficiente para mim. 
É maior que a minha iniquidade, 
é revelação do amor do Pai. 
O nome de Jesus engrandecei e a Deus louvai!”. 

Aleluia! Jesus Ressuscitou!