terça-feira, 3 de setembro de 2013

FAMÍLIAS: E O MILAGRE TAMBÉM



Uma pesquisa em livros e na internet a respeito de famílias me fez constatar algo surpreendente, pelo menos para mim. Fiquei impressionada como grande parte das soluções apontadas  em livros e sites cristãos são humanistas.  Pouca coisa li que indicava o poder de oração e da aplicação dos ensinos da Palavra para a solução de problemas familiares. 
À medida que o tempo passa, que a escolaridade aumenta, há uma tendência de encararmos como se tudo pudesse ser resolvido por meios humanos. Diálogo, terapia, compreensão e outros são alguns dos caminhos indicados para solução de problemas familiares, mas todos nós temos experiência de ver famílias ou viver nossas próprias situações em que, mesmo fazendo tudo isso, não há mudança.

Se por um lado acusamos outros segmentos evangélicos de só esperar que alguma solução venha do céu, por outro lado muitas vezes caímos no extremo de confiar somente em soluções humanas. Não que as ferramentas já apontadas não sejam importantes, são sim, e muito, mas elas são apenas uma parte da solução.

Creio firmemente que nossas batalhas são vencidas primeiro no céu porque tudo o que nos diz respeito é espiritual: “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6:12).

Acima de qualquer outra providência, precisamos esperar em Deus todos os dias. Que expressão significativa esta:  “Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia” (Salmos 25:5).  Havia um anseio no coração do salmista para encontrar-se com o Senhor, estar na sua presença e desfrutar da sua companhia. Mas nesse encontro havia um propósito: que Deus o dirigisse, que lhe indicasse o caminho e que ele fosse ensinado cada dia a andar na verdade. Como precisamos em nossas lutas ter um encontro com o Senhor todos os dias!

Muitos caminhos são propostos para a solução de problemas, para atendermos as carências emocionais, para trabalharmos com as dificuldades dos relacionamentos e para os diversos desafios famíliares.   No entanto, nosso coração deve estar firme no propósito de, em primeiro lugar,  buscar ao Senhor em oração para que ele faça o milagre de transformação nos corações e mentes, de dentro para fora, aquele que só o Espírito Santo pode fazer.
(Zenilda Reggiani Cintra, publicado em OJB 25ago13)