quarta-feira, 22 de maio de 2013

MINISTÉRIO DE MULHERES - OUTRAS SUGESTÕES DE PROJETO


Retiro de Mulheres Igreja Batista Esperança, Taguatinga, DF.
Visão: Levar cada mulher a aperfeiçoar-se espiritual, física, profissional, social e emocionalmente, a estar envolvida em um grupo de pastoreio mútuo, a capacitar-se para o serviço voluntário na igreja de acordo com os seus dons e a interessar-se e agir em favor de outras mulheres que sofrem.
 
Missão: Alcançar as mulheres de todas as idades com um ministério relevante, que atenda as suas necessidades pessoais dentro da compreensão dos propósitos de Deus.

A ideia é ter um Ministério de Mulheres e, na composição dele, ter os diversos projetos mencionados aqui ou outros, logicamente dependendo do tamanho da igreja. 

Mulheres Cristãs em Ação (ou outra organização denominacional dependendo da filiação da igreja) - Ligada à União Feminina Missionária Batista do Brasil, a MCA tem como ênfase maior a contribuição para a obra missionária local, nacional e mundial. Essa ênfase envolve sustento, promoção e formação do coração missionário e, acima de tudo, intercessão. Visitas a bebês, enfermos, idosos e instituições solidárias são expressões de serviço. Como organizações- filhas, as Jovens Cristãs em Ação, Mensageiras do Rei e Amigos de Missões estão inseridas de modo muito participativo nesse propósito (A UFMBB tem um material muito bom para trabalho com mulheres).
 
Projeto Mulher de Pastoreio Mútuo- Crendo que é possível viver com qualidade de vida divina em todas as dimensões do ser mulher, voluntárias da Igreja unem-se numa caminhada intencional com ações que visam o pastoreio mútuo. Cultos periódicos e grupos de pastoreio.
 
Mães Intercessoras: Ninguém Ora Como uma Mãe – ligado a alguma organização indenominacional ou não, o grupo é formado por mães intercessoras, biológicas, adotivas ou espirituais comprometidas a orar diariamente por seus filhos e pela nova geração tanto da igreja quanto da comunidade e pelos jovens.
Deve haver também oração pelas crianças,juniores, adolescentes e jovens ao redor do mundo.
 
Pastoras, Esposas de Pastor e Ministras e Esposas de Ministros – reúnem-se periodicamente para orar pela igreja, pelo ministério pastoral, suas famílias e desenvolver os laços de companheirismo e amizade.
 
Congressos, Retiros, Chás, Acampamentos e outros eventos de Mulheres - Um tempo especial para cada mulher se distanciar das atividades do dia-a-dia, renovar a mente e o espírito, um tempo de compartilhar experiências, de fazer novas amizades, de se divertir, de aprender e, acima de tudo, ter comunhão com Deus, Esse grupo será responsável por Congressos, Retiros, Chás, Acampamentos, Atividades para datas especiais como Consciência Rosa (outubro), Dia Internacional da Mulher e etc.  
 
Grupos de Apoio – Mães de Primeira Viagem, Depressão, Apoio à Dependentes Químicas, Violência Doméstica, etc.
 
Mulheres Jovens Casadas -  Para mulheres  com até 10 anos de casamento e 35 anos,visando tratar de assuntos pertinentes a esta fase para crescimento espiritual,  comunhão e pastoreio mútuo.

(As idéias foram compiladas de diversos ministérios de amigas e de experiências pessoais em igrejas. Ver também  MINISTÉRIO DE MULHERES - PROJETO)
 

sábado, 4 de maio de 2013

DEZ SUGESTÕES PARA O MINISTÉRIO DA TERCEIRA IDADE NA IGREJA


1) Promova atividades lúdicas, descontraídas e prazerosas, interna e externamente ao ambiente do templo, para grupos de pessoas idosas, tais como passeios pelo bairro, excursões e viagens de turismo, gincanas, eventos de dança de salão, pintura ou teatro.

2) Aprenda tudo sobre o Estatuto do Idoso, ensine às famílias os seus direitos e cobrem juntos das autoridades públicas o cumprimento da lei. Por exemplo, especialize-se na orientação às famílias sobre como obter seus direitos a atendimento médico e hospitalar tanto pelo SUS (rede pública) quanto nos planos de saúde. Leia tudo que puder e consulte especialistas. Lembre-se também do direito à alimentação. E procure entender o máximo de benefícios de aposentadoria e pensão, e de como ajudar o idoso a legitimamente conquistá-los. Sempre com o objetivo de saber como aconselhar as pessoas para fazerem valer seus direitos.

3) Desenvolva campanhas de conscientização para ajudar pessoas a identificarem e denunciarem violência e maus-tratos contra a pessoa idosa, e encaminharem as vítimas ao caminho da superação dos traumas.

4) Estimule a todos que convivem com idosos, e às próprias pessoas desta faixa etária, a promoverem a independência e a auto-estima desses indivíduos. Reflita sobre a Declaração dos Princípios para os Idosos das Nações Unidas (ONU), de 1982: I – Independência: os idosos devem ter acesso à comida, abrigo e cuidados médicos e ter oportunidade de trabalho e estudo na velhice; II – Participação: os idosos precisam permanecer integrados à sociedade; III – Bem-estar: os idosos precisam da proteção da sociedade e de contar com os serviços legais, como de assistência social e saúde; IV – Desenvolvimento: criar condições para que os idosos tenham acesso a recursos educacionais, culturais, religiosos e de recreação; V – Dignidade: os idosos necessitam da garantia de viver dignamente e em segurança, livres de explorações, discriminação e maus tratos.

5) Convide especialistas para palestras sobre as transformações físicas e emocionais que costumam atingir progressivamente as pessoas após os 60 anos. Ensine noções de cuidado no asseio cotidiano, nutrição e alimentação da pessoa idosa, chame a atenção para os perigos das quedas e outros tipos de acidentes.

6) Fale da importância da espiritualidade e da religiosidade. Exponha preceitos bíblicos que conduzem a um envelhecimento saudável.

7) Acompanhe e auxilie de perto os filhos no cuidado com os pais em sua velhice. Como diz Marleth Silva no Manual do Cuidador da Pessoa Idosa: “Muitos brasileiros estão enfrentando sozinhos as dificuldades trazidas pela velhice dos pais. Este isolamento tem um preço alto: por desconhecerem a realidade comum a todos os cuidadores, sofrem por coisas que não deveriam fazê-los sofrer. É um mundo de dor solitária e desnecessária”.

8) Preocupe-se com as questões de acesso, inclusive aos ambientes de oração e estudo bíblico. Lembrando, por exemplo, que escadas demais atrapalham. Ofereça um serviço de transporte gratuito para levá-los à igreja e de volta pra casa, assim como esteja disponível para socorrer numa emergência de saúde ou em outro tipo de necessidade especial. Visite pacientes e apóie regularmente abrigos, clínicas e hospitais geriátricos. E também é fundamental facilitar o acesso na questão educacional. Sempre procure currículos, metodologias e material didático e programas de educação cristã adequados aos idosos. Exemplo: publicações que facilitem a leitura, considerando a natural redução da capacidade visual.

9) Ensine a usar o computador através de cursos especiais para idosos. É preciso integrá-los cada vez mais à vida moderna.

10) Lembre aos filhos e netos o mandamento bíblico de “honrar pai e mãe”, fale da importância de respeitar os mais velhos e de dar ouvidos à sua sabedoria.