quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

COMO ORGANIZAR UM CHÁ PARA MULHERES


Os Chás para Mulheres devem estar inseridos dentro de um contexto maior que é o ministério de mulheres na igreja local. Ele deve ser resultado de uma filosofia de ministério e deve ser uma das ferramentas para se alcançar um objetivo maior. Para mim, o objetivo maior é alcançar mulheres que precisam de Jesus. Eu não entendo uma programação que demande tanto esforço e dedicação e não tenha como objetivo que mulheres que sofrem tenham um encontro com Jesus. Gosto da ênfase de que cada mulher traga uma amiga que precisa de Jesus. Uma ideia pode ser a de quem comprar um convite já ganha outro para convidar alguém que precisa de Jesus, o que dá um grande incentivo para que as mulheres tragam convidadas.

Por que realizar um chá para mulheres?

• Porque eles proporcionam um ambiente agradável para que as mulheres desfrutem da companhia uma das outras;

• É um ambiente propício para que as mulheres levem suas amigas que talvez nunca fossem à igreja;

• O ambiente de comunhão favorece uma abertura para que a mulher ouça sobre a Palavra, ore e tenha a oportunidade de entregar sua vida a Jesus.

TIPOS DE CHÁS

1) CHÁS ANUAIS/SEMESTRAIS
São realizados uma ou duas vezes no ano, visando alcançar todas as mulheres da igreja e suas amigas.

PROVIDÊNCIAS A TOMAR

• Escolha a equipe que vai trabalhar no chá. De preferência, todas as que estão envolvidas com o Ministério de Mulheres;
• Decida o local, o tema e a preletora. O ideal é convidar alguém que possa falar diretamente para as mulheres, com assuntos pertinentes a vida delas, dar o seu testemunho ou relatar alguma experiência de grande crescimento espiritual e dependência de Deus. Apresentar Jesus como Salvador deve ser algo bem natural e implícito no programa como um todo. O chá não é lugar para uma mensagem ostensiva ou constrangedora;
• Decida como aproveitar da melhor forma os recursos disponíveis (local, utensílios, decoração etc);
• Cuide da propaganda (cartazes, convites, programa, etc). Decida se o convite será vendido ou não. De qualquer forma, o melhor é fazer o número de convites que o lugar comporta e vendê-los ou distribui-los para evitar surpresas desagradáveis;
• Avalie o orçamento para determinar a decoração e o que será servido;
• Faça uma lista das providências a serem tomadas: o objetivo do encontro, o programa, música, som, testemunhos, oração, brindes, brincadeiras, etc;
• Determine tudo quanto será necessário e deixe em condições de uso: toalha de mesa, louça, material para recepção, etc;
• Observações de última hora: o banheiro está limpo? Há toalha, papel higiênico e sabonete? A sala foi arrumada com cadeiras suficientes?
• Tudo deve ser feito com muito amor, muito capricho e proporcionar um ambiente agradável e feminino.
• A presença de homens no Chá deve ser a mínima possível.

NA HORA DO ENCONTRO
• A equipe deve estar pronta na hora certa, o salão e o que será servido também;
• Receba as convidadas à porta. Acompanhe as pessoas até às mesas e faça apresentações, se necessário.
• Desenvolva a programação. Se tiver algo que fugiu ao controle, não perca a calma. Ore. Improvise. Use a criatividade que o Espírito Santo orientar. Deus socorrerá na hora certa;
• Esteja atenta para que nada falte nas mesas;
• Despeça-se das convidadas mostrando alegria pela participação. Quando oportuno, entregue material evangelístico para as que ainda não são crentes;
• Convoque a equipe para a limpeza final. Proporcione ambiente para que esse trabalho seja feito com disposição, sob os efeitos das boas coisas que aconteceram. Esteja atenta para que os fatos desagradáveis ou comentários desfavoráveis não se tornem o centro da conversa durante essa atividade final

SUGESTÃO DE PROGRAMA

I Parte

Boas Vindas (talvez nessa hora possa servir água, suco e torradas com patês diversos)
Participação Musical (solo, conjuntos - de preferência participação feminina
Momento de Comunhão (abraçar quem está ao lado, saber o nome, etc
Cânticos de Louvor (bem ensaiados, de preferência sem bateria).
Intercessão
Participação Musical
Mensagem (preletora convidada, que fale sobre tema relevante para a vida das mulheres. Não demore muito para chegar a esse momento, pois as mulheres ficam cansadas e não queremos que o objetivo do chá se perca)
Ministração de Oração em função da mensagem.

II Parte
Chá (Nessa hora pode ser o chá propriamente dito, salgados quentes e bolo
Desfile de Modas (Se houver. Normalmente lojas da região onde está a igreja fazem isso gratuitamente e ainda oferecem brindes. É uma boa oportunidade para divulgação)
Sorteio de Brindes (que podem ser arrecadados entre as mulheres e comércio da região. As mulheres têm muita alegria em participar. Pode-se colocar, anexo ao programa, todos os que doaram alguma coisa, com o endereço). O sorteio de brindes pode também ser intercalado com o desfile.
Comunicações (propaganda sobre o trabalho de mulheres e a igreja
Agradecimentos
Oração e Encerramento

SUGESTÃO DE CARDÁPIO
  • Água, sucos, chás (refrigerantes devem ser evitados. As bebidas devem ser servidas de preferência sem serem adoçadas. Deixar nas mesas envelopes de adoçantes e açúcar)
  • Pequenos sanduiches em pão sem casca (de presunto, patês,etc)
  • Bolos (laranja, cenoura, chocolate)
  • Salgados (esfiha, pão de queijo – de preferência assados e não fritos)
  • Bolo confeitado para ser servido no final
  • Café para ser servido na saída e balas de menta
* Não esqueça do chá, afinal traz o nome do evento. Um chá saboroso de erva-cidreira, por exemplo, cuja planta é fácil de ser achada, sempre é muito bem vindo, mas não economize justamente no chá.

2) CHÁ NAS CASAS/SETORES
Visa a realizar um chá evangelístico a cada dois meses, num dos bairros que reúna um grupo de mulheres da igreja que possam convidar suas amigas:
Procedimento:
• Escolha do lugar
• Locação do Buffet ou escolha da equipe que preparará o cardápio
• Decoração do local
• Convites

Programação:
Jogos bíblicos ( 1 hora) 
Mulheres com arte (canto, coreografia, teatro etc)
Filme (sobre biografia)
Reflexão Evangelística
Divulgação do trabalho feminino
Encerramento
(Durante o tempo da programação, o chá estará sendo servido)

EQUIPES SUGERIDAS E ATRIBUIÇÕES
Não ceda à tentação de programar esse evento sozinha ou com uma equipe muito pequena. Quanto mais mulheres você envolver na preparação, mais pessoas você terá comprometidas com o resultado e, provavelmente, que trarão mais pessoas.
As equipes poderão ser

1. Equipe de louvor
Será responsável pelos instrumentistas e vocal, participações musicais, som, multimídia e coreografia.

2. Equipe de intercessão Será responsável por orar e envolver a equipe em oração antes, durante e depois do Chá por meio de escalas, dias de oração, jejuns, momentos na sala de oração etc.

3. Equipe de Finanças e Venda de Convites Será responsável pelo orçamento, controle de gastos, venda de convites relatório financeiro pós-chá

4. Equipe de Recepção e Suporte Receber as convidadas conferindo os convites, cuidar do estacionamento, conduzir as convidadas às mesas, atender as mulheres durante o chá, entregar lembranças no final e servir cafezinho, caso houver.

5. Equipe de Aconselhamento Preparar material de aconselhamento, caso haja decisões por Cristo, acompanhar mulheres que se decidirem, realizar um pequeno aconselhamento em local apropriado.

6. Equipe de Buffet e Copa Definir cardápio, contratar buffet ou ver equipe para elaboração de lista de compras, confecção dos salgados e doces e tudo o que o Chá precisar. Se for decidido que as mulheres doarão os pratos, levando no dia, verificar a quantidade de pratos doces ou salgados e recomendar que sejam bem saborosos. Definir também como será servido e designar uma equipe para fazer isso, inclusive com uniforme, o que é bem agradável.

7. Equipe de desfile Selecionar as lojas e roupas em acordo com a coordenação, recrutar as modelos que podem ser mulheres da igreja, o que é bem interessante e traz muita alegria ao ambiente, selecionar as músicas da trilha sonora do desfile, organizar a sala e roupas para o desfile; selecionar pessoas para maquiagem e arrumação dos cabelos das modelos.

8. Equipe de decoração e logística Arrumação das mesas e cadeiras, decoração do ambiente, aluguel de toalhas e etc.

9. Equipe de Lembranças e Sorteio de Brindes
Providenciar, seja comprando ou confeccionando, lembranças para as convidadas, para a equipe, para a preletora e coordenadora do Chá.
Incentivar a doação de brindes e arrecadá-los, embrulhar os brindes de forma bonita e arrumá-los na mesa e fazer o sorteio de forma alegre e descontraída. Normalmente, ou os convites já são numerados, o que é bom e ajuda no controle do número de convidadas, ou os números são dados à medida que as convidas vão chegando. Esses números podem estar em uma ficha em que a convidada preenche o seu nome, telefone e endereço e igreja que frequenta. Assim já se poderá saber quantas são as mulheres da igreja, quantas são de fora e se são evangélicas ou não. Esta ficha também ajuda em um acompanhamento posterior das mulheres e para que sejam feitos futuros convites para programações das mulheres.
(http://caminhosdamulherdedeus.blogspot.com/)

Ver também
40 TEMAS PARA CHÁS, CONGRESSOS E OUTROS EVENTOS PARA MULHERES
MINISTÉRIO DE MULHERES - OUTRAS SUGESTÕES DE PROJETO
MINISTÉRIO DE MULHERES - PROJETO


Links interessantes de idéias:

http://scrappinandhappy.blogspot.com/
http://atraiumeuolhar.blogspot.com/2010/11/blog-post.html (idéias muito boas!)
http://atraiumeuolhar.blogspot.com/2011/07/ii-cha-de-mulheres-decoracao.html
http://atraiumeuolhar.blogspot.com/2010/11/lembrancinha-para-cha-de-mulheres.html
http://cristinavelosodecor.blogspot.com/2009/01/decorao-ch-para-mulheres-igreja-do.html

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

COMO SER CRISTÃO NO PAÍS DO CARNAVAL

Todos os anos somos bombardeados com informações a respeito do carnaval. Há uma tendência de passarmos a considerar como algo normal e aceitável porque querem que acreditemos que é somente uma expressão da cultura. Por esses motivos, sempre é bom refletirmos a respeito de alguns mitos, das características do ser humano, dos valores presentes no carnaval e os verdadeiros valores, propostos pela Palavra, que devem nortear a nossa vida.

PAÍS DO CARNAVAL?
O Brasil é o país do carnaval para a mídia e para a indústria do entretenimento. Mas não é apenas aqui que o carnaval tem uma grande importância. Trinidad e Tobago, Haiti, Estados Unidos, França, Itália, entre outros países, também realizam grandes festas de carnaval. São os meios de comunicação no país que criaram esse título. A presença de celebridades, a divulgação pela televisão e pela mídia de forma geral, a profissionalização da festa, deram ao Carnaval essa grandiosidade e o lucro que interessa a todos que o organizam.

Não podemos, como cristãos, aceitar a idéia de que somos o país do carnaval. Somos muito mais do que essa festa. Somos um país ainda jovem, que tem lutado ao longo dos séculos para alcançar a sua autonomia e ter a sua própria identidade. Somos um povo que luta, trabalha e busca meios criativos de sobrevivência. Somos um povo em cujo coração Jesus tem encontrado lugar originando uma igreja forte que, inclusive, leva o evangelho a outros povos. Somos mais, muito mais do que o pais do carnaval.

O QUE SE BUSCA NO CARNAVAL?
Que respostas a pessoa busca no carnaval? O que essa festa reflete em termos de valores do nosso tempo?

Muitos estudos têm sido feitos a respeito das características do ser humano pós-moderno. Enrique Rojas, psiquiatra espanhol, em seu livro O Homem Light, aponta, entre outras: a essência das coisas não importa, só o superficial; na vida deve se experimentar de tudo; é centrado em aproveitar o momento e consumir; tudo é transitório, até a vida conjugal; não existem desafios, nem metas heróicas e grandes ideais. Fabrica sua verdade de acordo com suas preferências, escolhendo o de que gosta; sua norma de conduta são as vantagens que leva e o que está na moda. Não acredita em quase nada, suas opiniões mudam rapidamente e deixou para trás os valores religiosos. Busca o prazer e o bem-estar a qualquer custo, além do dinheiro. Para ele tudo é descartável, inclusive as pessoas.

O que acontece no carnaval reflete essa verdade. Um site traz o seguinte convite: "Pule o carnaval carnal, lúdico, dilacerador, espiritualizado e físico. O carnaval é a maior festa urbana do Brasil, criada e mantida pelo povo. Um ato de entrega, de transe e êxtase, de liberação de todas as tensões reprimidas e da envolvência absoluta entre o real e o fantástico, capaz de, num único e frenético impulso, balançar o chão da praça".

Promessas. Promessas de alegria, realização, de prazer, de bem-estar, quase uma experiência religiosa.

ESPERANÇAS FRUSTRADAS E OS VALORES CRISTÃOS
O carnaval se torna uma fonte de frustrações para a pessoa que deseja encontrar uma verdadeira alegria e a satisfação de seus anseios existenciais e espirituais. Isso acontece porque o que o carnaval propõe é contrário à Palavra de Deus. Vamos pensar em algumas realidades do carnaval e o que a Bíblia diz sobre o assunto.

1. O Abuso do Sexo
Uma das maiores estimulações do carnaval é o prazer do sexo. Deus criou o sexo, junto com as demais coisas, para um melhor relacionamento entre o homem e a mulher, dentro do casamento, e para a procriação. Ao terminar, a Bíblia nos fala que “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom” (Gn 1.31). O sexo está aqui incluído. Acontece que a sociedade tem estimulado a busca desenfreada pelo prazer do sexo. Desde a puberdade, recebe-se o estímulo para buscar a prática do sexo. Há um tremendo aumento da gravidez na adolescência e toda sorte de prostituição, aumentando o risco de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis.

2. O Problema do Álcool e das Drogas
No ambiente do Carnaval está o álcool. Sabemos que o álcool libera do ser humano parte de sua responsabilidade, além de diminuir os seus reflexos. A maioria dos acidentes automobilísticos é causada pelo álcool. Não adianta dizer: “beba com moderação”. Isso é uma hipocrisia dos que têm apenas os seus interesses no lucro. A porcentagem de crianças e adolescentes brasileiros que já são alcoólicos é assustadora. Infelizmente, a busca do prazer não pára aqui. Ela se torna um apelo para as drogas, desde a maconha até o LSD, crack, cocaína, anfetaminas e as mais variadas misturas. A recomendação da Palavra de Deus é que a alegria seja buscada nele: “Não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18)

3. O Lazer na Busca do Prazer Pessoal
O prazer é um dom de Deus. Muitos são os prazeres que usufruímos: comida, bebida, convivência, esportes, viagens e muitos outros. O grande problema do prazer é quando é buscado a qualquer preço, usando as pessoas ou grupos sociais como “fonte” disso. Hoje, nos namoricos, no “ficar”, o que domina é a busca do prazer a qualquer custo. Mesmo em acampamentos religiosos, viagens, etc., isso pode acontecer, menosprezando o valor e a dignidade da outra pessoa. O cristão valoriza as pessoas e se respeita como templo do Espírito Santo de Deus (ICo 6.19).

4. Os Gastos Demasiados
Vivemos uma situação econômica e social dramática. Grande parte do nosso povo vive em pobreza. Falta sensibilidade e solidariedade entre as pessoas e grupos sociais. A nossa sociedade estimula os gastos, a compra e o ter. Prefeituras de cidades pobres, muitas vezes, votam verbas altíssimas visando à celebração do carnaval deixando de se aplicar recursos em prioridades inadiáveis, tais como saúde e educação, por exemplo. A Bíblia recomenda que o dinheiro que administramos seja gasto de forma útil: “Por que gastais o vosso dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? (Is 55.2).

5. Desgastes Morais, Éticos e Religiosos
Como conseqüência do carnaval, muitos sofrimentos acabam atingindo pessoas, famílias e comunidades. Em todo carnaval, há uma quarta-feira de cinzas. No AT, usava-se “cinza”, “pano de saco” e outras manifestações como expressão de autêntico arrependimento e quebrantamento perante Deus; um momento de confissão e busca de uma nova vida centrada no amor e na graça dele, o que não acontece após o carnaval.

ATITUDES DE UM CRISTÃO

1. Como cristãos, não podemos concordar e muito menos participar de tal comemoração, que vai contra os princípios claros da Palavra de Deus: "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus" (1Co 6.20).

2. A alegria de viver a vida com Jesus deve ser buscada a cada dia. “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4.4).

3. Nossas famílias devem saber o que cremos a respeito do carnaval. Muitas vezes pecamos por não falar, por não formar cristãmente o pensamento das pessoas que amamos.

4. Participação em acampamentos, retiros, evangelização, viagens é muito positivo para nossas famílias. Aproximar-nos de Deus nessa época é o que podemos fazer de melhor.

5. Testemunhar da alegria e salvação que temos em Jesus deve ser uma prática constante. Precisamos pedir ao Senhor que nos dê oportunidade para um testemunho corajoso e cheio do seu poder. Para todos que buscam satisfazer suas vidas por meio do que o Carnaval oferece, a resposta é Jesus.
(Pra. Zenilda Reggiani Cintra, do Blog Caminhos da Mulher de Deus)